Monday, March 31, 2008

Beatles: The Evolution





Falar sobre as capas dos Beatles é complicado, mas ao mesmo tempo fácil. Fácil por ser uma das bandas que mais gosto. Complicado por ser muito difícil de escolher qual é a mais legal.


Beatles é uma banda tão plural que é difícil definir seu estilo. Podemos dizer que eles divulgaram o iê-iê-iê, invetaram o Heavy Metal (vide Helter Skelter), modificaram a psicodelia, mudaram o conceito de música romância e claro, foram uma das primeiras Boys Band do século.


Para identificar essa evolução musical, que teve na sua curta carreira de aproximadamente 8 anos, nada melhor do que um disco que representasse suas características na fase inicial da banda, e também o fim da carreira, com suas barbas longas e jeito político de ser.


Nessas duas coletâneas, a banda fez um trabalho excelente dividindo o clima de cada capa com as músicas que foram escolhidas. O clima da banda foi muito bem representado por essas duas fotos. Uma de 62 até 66 e de 67 até 1970, quando a banda acabou.

A capa do ”Red Album” (62-66) é utilizada a mesma foto da capa dos primeiro álbum da banda, o “Please Please Me”. Para fazer a capa do “Blue Album” (67-70), a banda resolveu fazer a foto no mesmo lugar, o Macherster Square em Londres e manter sua mesma posição e disposição e o ângulo da foto. Inicialmente essa foto foi feita pra capa do disco Get Back, que logo em seguida virou Let It Be, e assim a foto não foi utilizada.


A própria banda escolheu as músicas da cada álbum e as cores de cada capa. Essas duas artes são uma das capas que mais gosto e os dois álbuns duplos, tem tudo que um iniciante em Beatles precisa saber pra depois explorar discos como Sgt Peppers, Robber Soul e o Revolver. Esses, os meus preferidos.

Share