Monday, October 6, 2008

Alex Steinweiss


A primeira capa de disco com foto / ilustrações e afins foi feita em 1939 por um jovem de apenas 23 anos, ou seja, já passou da idade pra eu me tornar famoso e visionário. O Nome desse jovem é Alex Steinweiss. Sim ele ainda está vivo.



Até 1939, as capas eram apenas embalagens para os LPs e Steinweiss, que foi o primeiro diretor de arte da Columbia Records, teve a idéia de colocar imagens nessas capas vendo nisso uma oportunidade criativa para os álbuns de 78 rotações, aqueles pequeninos de vinyl.

Antes da idéia dele, essas embalagens eram pacotes de papelão simples, que tinha o nome do artista e o nome do álbum impressos. Ele achava aquilo muito feio e sem graça e conseguiu convencer os executivos da gravadora a fazer um projeto para essas embalagens. Ele queria expressar a qualidade das músicas dos álbuns, em imagens criativas para exercer um papel de divulgação dos artistas.

Em 1947 Steinweiss inventou uma capa de papelão que poderia ser utilizada como proteção e ao mesmo tempo, poderia ser impressa em uma máquina gráfica. Esse projeto de capa tornou-se padrão em todas as gravadoras por mais de 50 anos – período ao longo do qual as capas passaram por vários estilos de design e culturas diferentes.

A partir dos anos 60, as capas representavam bastante como os músicos enxergavam suas músicas. No início os próprios músicos viam suas imagens impressas nas capas como marcas que identificavam o estilo que aquele álbum teria.

Durante os anos 90 os LPs começaram a se tornar raridades por causa do lançamento dos CDs. Os CDs tinha formato menor e isso influenciou bastante na concepção de um layout de capa, fazendo com que a arte das capas de álbuns perdessem um pouco do seu valor. Mesmo que as artes das capas continuassem, o formato menor, a praticidade e a qualidade de som que os CDs traziam, foram diminuindo os LPs de vinil das lojas.

Os diretores de arte tiveram que se adaptar ao novo formato, transformando a capa dos Cds em encartes ilustrados, com informações adicionais e letras. Outros utilizaram as dobras de um mini-pôster para fazer a capa e quando aberta formava um pôster com uma imagem maior, atraindo a atenção para o encarte do CD.



O que me deixa mais de cara com relação a criação desse gênio é que o cara é um excelente designer! As capas dele tem suas limitações técnicas, mas as idéias são ótimas. Não basta ter apenas um Photoshop CS20 se você tem idéias ruins. Micreiro tá cheio por aí. Quero ver você ter idéia que funcione e não simplesmente seja bonitinho.

Conheça mais desse cara em: http://www.alexsteinweiss.com/

Share