Saturday, January 26, 2008

Red Hot Chili Peppers - Blood Sugar Sex Magik





Não ia entrar muito no mérito de ser o melhor disco dos Peppers, mas tenho que comentar. Escutei esse disco em 92, quando tinha 11 anos. Pode até parecer mentira, mas quando eu tinha 8 ou 9 anos, o disco que eu mais escutava era Reingn Blood do Slayer. Em 92, o Blood Sugar Sex Magik e o Black Album do Metallica disputavam o campeonato mundial de disco mais escutados por mim em 1992. Resumindo, esse disco é bom demais!


Vamos para a parte visual da coisa. Descobri que o cara que fez essa capa, na verdade, um trabalho em conjunto, foram: Henk Schiffmacher, Gus Van Sant. Henk Schiffmacher, mais conhecido como Henky Penky, é até hoje um tatuador dos mais renomados dos EUA. Ele já fez tatuagens pra tudo que é Rock Star e fez o design das línguas dessa capa.

Já Gus Van Sant foi o responsável pelas fotografias e o design em geral. Além de fotógrafo, designer e um monte de coisas, ele também é cineasta. Na mesma época ele que dirigiu o video clipe de Under The Brigde. Ele fez vários filmes e ainda faz um monte de clipes. O que isso quer dizer? Na minha cabeça, ser “diretor de arte” é difícil, principalmente porque todo mundo quer ser, mas poucos conseguem fazer algo tão bom.


Acho que pra ser diretor de arte você precisa de um pouco mais do que aulas de tipografia ou linguagem, tem que ter acima de tudo, bom gosto. Isso tem de sobra em Gus Van Sant. O cara é cineasta, tira foto e ainda faz a direção de arte. Conheço alguns excelentes diretores de arte e sei que todos eles fazem alguma coisa paralera muito bem. Uns tiram fotos, outros desenham, alguns filmam ou escrevem contos.


Voltando pra capa, o tipo de diagramação do nome do disco e do nome da banda é perfeita. Combina demais com os quatro integrantes e faz a pessoa virar o disco de um lado pra outro pra ler e isso faz com que a simetria da capa fique evidente, que mostra que a capa funciona de qualquer lado.
Acho esse disco muito bom, com um nome muito bom e um design muito bom. Olha de onde vem as referências, hoje em dia é comum a diagramação ser feita com a letra do designer.

Mais uma vez a vida imita a arte e arte imita a música, que imita o design, que imita a publicidade, que imita a música e assim por diante. Vamos soltar a mão e fazer layouts como esse. Ousar um pouco mesmo parecendo quadrado é difícil, mas nada como uma boa apimentada no layout pra dar aquele charme.

Fonte: http://sleevage.com/

Share