Monday, February 18, 2008

Similar (Manowar, Kiss)





Quando se fala de estereótipos, o rock’n roll se supera. O teatro que se faz em volta do metal e do rock é muito bem explorado por bandas mais antigas. O Kiss com seu teatro visual de personagens que representam os Deuses do Rock e o Manowar que representam os Deuses do Metal.

Os Deuses do Metal são contra os posers e as bandas de Metal de mentira. Podemos citar: Guns’n Roses e cia. Essa espécie de “roqueiros” pop que se acham pesados e que fazem qualquer um dançar Welcome to The Jungle numa formatura cheia de funkeiros, é completamente criticada e odiada pelos Deuses do Metal. Podem ter certeza que o Massacration é inspirado do Manowar.

Já o Kiss é uma banda que foi feita pra ganhar dinheiro e chamar a atenção. O teatro desses 4 personagens rendeu boas histórias. Mesmo falando de amor em 70% de suas músicas, o Kiss foi considerado na época uma banda do demo. Suas fantasias e clipes cheios de mulheres foi visto como um bando de pecadores, tocando rock from hell e convocando os jovens para um mundo de pecado e sem volta. Não é bem assim.

Quem pensa que a vida dos roqueis é uma putaria desvairada, essas duas capas mostram que em boa parte isso é verdade. É claro que em todo estilo musical as grupies estão sempre lá, dando mole pro segurança pra entrar no camarim e tirar um sarro da banda e com sorte, quem sabe, acordar ao lado deles e de mais umas 15 mulheres num quarto de hotel.

Essas duas capas tem a mesma idéia, mas cada banda com seu teatro. O Kiss com suas máscaras e o Manowar com suas calças de couro e a falta de camisa. Na verdade esses Deuses estão mais pra ícones da veneração e do sexo sem pudor do que Deuses de verdade. O metal e o rock é isso. As grupies estão por todos os lados, se apaixonando pela banda e querendo de qualquer forma dormir com um dos caras. Que fique claro que estou falando de grupies e não da mulherada em geral.

Essas duas capas são muito mais interpretações de estereótipos do que o contrário. A capa imita um pouco da verdade e a verdade é um pouco da capa. Não dá pra saber o quanto essa capa faz alguém se seduzir a ponto de querer fazer sexo ou uma orgia com a banda, mas que as duas capas são instigantes, isso não podemos negar.

A linguagem das duas capas é muito parecida. Esse tipo de ilustração é muito boa e eu gosto muito. Pra quem foi criado olhando e babando nos desenhos das capas de Conan, com certeza vai gostar e vai gostar mais ainda da capa do Manowar. O disco do Kiss nem tem o que se falar, depois de Creatures of The Night, esse é o disco que mais gosto. Já o disco do Manowar é pra quem gosta do verdadeiro Metal. A dica: Compre uma revista do Conan e dê play, a trilha é bem melhor que a do filme.

Share